Compre um livro da nossa coleção e receba gratuitamente um ticket-voucher para nos visitar!
TICKET-VOUCHER GIFTS LIVRARIA LELLO
valorizar o livro

Valorizar o livro

 

Para concretizar o sonho de preservar e valorizar o livro, investimos na aquisição de livros raros e livros antigos, mesmo aqueles que, por força do tempo, estão marcados com “cicatrizes”. Ambicionamos ainda resgatar e perpetuar a memória das casas destes livros – livrarias e bibliotecas de relevo que tenham encerrado. Sonhamos tornar-nos no maior colecionador privado de literatura do mundo e temos feito um fortíssimo e invulgar investimento nesse sentido.

 


Do nosso espólio fazem já parte obras tão particulares como um exemplar da primeira edição do Moby-Dick, or; The Whale (1851), de Herman Melville, que pertenceu a Jim Morrison; ou um exemplar extremamente raro da primeira edição de Madame Bovary, de Gustave Flaubert, em fascículos, publicada pela Revue de Paris em 1856.

Temos vindo a ampliar este espólio de forma criteriosa, dando destaque a edições raras ligadas às nossas coleções e obras dos mais conceituados autores portugueses, como José Saramago, Fernando Pessoa, António Lobo Antunes, Alexandre O’Neill ou Almada Negreiros. E é, também, de extrema importância para nós recuperar a história da Livraria Lello, desde o seu impulsionador, Ernesto Chardron, até aos dias de hoje. Queremos, por isso, reconstituir o seu fundo editorial.

 

Oferta pública de aquisição sobre livros

Procuramos as mais destacadas joias literárias em livrarias, alfarrabistas e leilões, um pouco por todo o mundo. Em 2019, investimos quase meio milhão de euros na compra de primeiras edições. Numa atitude absolutamente inovadora, tendo em vista a valorização do livro enquanto objeto de investimento, lançamos uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre as primeiras edições de Os Lusíadas (250 mil euros), Harry Potter and The Philosopher’s Stone (70 mil euros) e A Gazeta da Restauração (1500 euros). As duas últimas obras foram adquiridas, continuando a Livraria Lello à procura da primeira para juntar aos tesouros do seu espólio.

Aquisição do espólio da Coimbra Editora

A compra de bibliotecas de livrarias que encerrem portas, para preservar a sua memória, é um objetivo estratégico para a Livraria Lello. Começámos, em 2020, pela aquisição do acervo da histórica Coimbra Editora, exatamente no ano em que completava 100 anos de existência. Um espólio que contém, por exemplo, primeiras edições de obras de Miguel Torga – autor nomeado várias vezes para Prémio Nobel da Literatura –, publicações de Marcelo Caetano e de António de Oliveira Salazar, e obras de Vergílio Ferreira e Eugénio de Andrade.