Compre um livro da nossa coleção e receba gratuitamente um ticket-voucher para nos visitar!
TICKET-VOUCHER GIFTS LIVRARIA LELLO
Livraria Lello X Time Amuse Bouche

Livraria Lello x Time: Amuse Bouche

 

/a.myz.buʃ/
Nome masculino: Prato ligeiro, geralmente frio, que se serve antes de uma refeição ou entre diferentes pratos de uma mesma refeição; aperitivo.

Na Livraria Lello, os livros assumem a forma de obras de arte, porque representam a materialização da cultura e do conhecimento. O maravilhoso mundo das histórias infantis, a brutalidade da guerra, as primeiras palavras de um escritor, o romance dos romances, o lirismo da poesia e uma visão distópica do futuro da humanidade dão forma a este Amuse-Bouche.

Em estreita ligação com a instalação artística Livraria Lello x Time: What Makes a Nobel?, esta exposição apresenta seis livros raros, verdadeiras joias, de três autores galardoados com o prémio da Academia Sueca e outros três nomes que marcaram, sem dúvida, a Literatura Mundial. Cada uma das páginas das seis primeiras edições que dão vida a esta exposição conduzem o leitor por uma verdadeira viagem no tempo e no espaço.

Just So Stories, do escritor laureado em 1907 com o Prémio Nobel da Literatura, Rudyard Kipling, mostra a sua obra para além das palavras. Na verdade, o autor britânico distinguiu-se também enquanto artista, sendo a primeira edição deste livro, criado a partir das histórias que contava à sua filha, ilustrada com vinte e dois desenhos da sua autoria.

Dez anos antes de ser anunciado como Prémio Nobel da Literatura (1962), John Steinbeck publicava East of Eden. A primeira edição deste clássico da literatura norte-americana é um dos livros que marca a sua produção literária, sendo aqui apresentado na sua primeira edição com a icónica sobrecapa original ilustrada.

José Saramago nunca gostou do título dado ao seu primeiro livro, Terra do Pecado, publicado em 1947. Como desde cedo confessou o escritor Prémio Nobel em 1998, o título inicial da obra seria A Viúva, alterando-se por imposição do editor.
Na folha de rosto do grande romance de Jane Austen publicado em 1813, Pride and Prejudice,  pode ler-se «pela autora de Sensibilidade e Bom Senso». Apenas postumamente seria revelado ao público a verdadeira identidade da autora.

35 Sonnets é uma das obras de maior raridade de Fernando Pessoa, sendo juntamente com a Mensagem um dos poucos livros publicados em vida. O poeta, que cantou o “Mar Português”, viveu parte da sua juventude na África do Sul, produzindo também parte da sua obra em língua inglesa.

A tinta utilizada nas sobrecapas da primeira edição de Nineteen Eighty-Four, do escritor britânico George Orwell, acabou a meio da impressão, pelo que estes exemplares podem surgir com sobrecapa vermelha ou verde. O livro que integra o espólio da Livraria Lello é um dos exemplares com sobrecapa verde.

Exposições Anteriores

115 ANOS D’OURO