Compre um livro da nossa coleção e receba gratuitamente um ticket-voucher para nos visitar!
TICKET-VOUCHER GIFTS LIVRARIA LELLO

Livraria Lello inaugura projeto inédito com revista TIME e Fundação José Saramago

Dia 1 de junho, terça-feira, pelas 10h30, com a presença de Pilar del Río e do diretor criativo da TIME, D.W. Pine
Duas marcas intemporais e de dimensão mundial – a Livraria Lello e a Time – juntam-se numa viagem pelos Prémios Nobel da Literatura. A instalação Livraria Lello X Time: What Makes a Nobel? vai ser apresentada ao público na terça-feira, 1 de junho, pelas 10h30, juntamente com a nova sala dedicada ao único Prémio Nobel da Literatura em língua portuguesa, com o apoio da Fundação José Saramago. 

O arranque do projeto vai ser dado através de um painel composto pela presidente do Conselho de Administração da Livraria Lello, Aurora Pedro Pinto, pela presidenta da Fundação José Saramago, Pilar del Río, pelo escritor José Luís Peixoto (Prémio Literário José Saramago 2001) e pelo diretor criativo da Time, D.W. Pine, que estará em direto de Nova Iorque, via streaming.

A cerimónia de apresentação do projeto vai, ainda, contar com uma visita guiada à instalação Livraria Lello x Time: What Makes a Nobel?, na qual estão destacados autores laureados pela Academia Sueca que foram capa da revista norte-americana, mas também muitos outros, não nobel, que mereceram honras de primeira página.

A intervenção artística é assinada pelo diretor criativo da Time, D.W. Pine, naquela que é a primeira instalação pública da sua autoria. Pine é responsável pelo design de uma das marcas mais icónicas do mundo. Nos últimos 20 anos, foi responsável por mais de 500 capas da Time, incluindo a Melhor Capa do Ano de 2019, atribuído pela American Society of Magazine Editors. Também em 2019, D.W. Pine foi considerado Art Director of the Year, pela Folio: Eddie & Ozzie Awards.

Em simultâneo, a Livraria Lello inaugura uma sala totalmente dedicada ao único Nobel da Literatura em língua portuguesa, em parceria com a Fundação José Saramago, e edita, em colaboração com a Porto Editora, quatro livros do escritor: Memorial do Convento, Ensaio sobre a Cegueira, O Evangelho segundo Jesus Cristo e As Intermitências da Morte. As capas das quatro obras contam com as originais ilustrações de João Maio Pinto.

A cerimónia ficará, ainda, marcada pela atuação de Sofia Escobar e do pianista Diogo Santos Silva (teclista da banda portuguesa Expensive Soul), com a interpretação de I dreamed a dream do musical Os Miseráveis, baseado no romance de Victor Hugo publicado em 1862.