Compre um livro da nossa coleção e receba gratuitamente um ticket-voucher para nos visitar!
TICKET-VOUCHER GIFTS LIVRARIA LELLO
450 Metros
Estação S. Bento

Estação de S. Bento

Embarquemos nas palavras de Agustina Bessa Luís, rumo a uma das estações ferroviárias mais bonitas do mundo. “A gare de São Bento causa uma impressão grandiosa como nenhuma outra em Portugal. […]”, descreve a autora portuense, na obra As Estações da Vida (2002). Projetado pelo arquiteto Marques da Silva, o edifício da Estação de S. Bento encanta todos os que chegam à invicta de comboio.

O amplo átrio da estação está forrado com vinte mil azulejos pictóricos da autoria de Jorge Colaço “[…] magníficos, dum azul de Deltf verdadeiramente luminoso e profundo”. “Contam toda uma poesia que não é épica, é o viver de todos os dias, é um sermão sem sotaina, é um contrato social sem filosofia. […]”. O friso colorido, que se encontra a toda a volta do átrio, conta a história dos meios de transporte, e há também cenas da História de Portugal e representações etnográficas.

A primeira pedra da Estação Ferroviária de S. Bento foi lançada em 1900 pelo rei D. Carlos I, no local onde antes se encontrava o antigo Convento de S. Bento de Avé Maria, e a sua inauguração aconteceu em 1916. Em 2010, sofreu obras de conservação e restauro e, em 2011, foi eleita pela revista Travel + Leisure como uma das mais belas estações do mundo.

Morada: Praça Almeida Garrett, 4000-069 Porto
Coordenadas GPS: 41.145667; -8.60959,359
Distância da Livraria Lello: 450 metros

Estação S. Bento
Estação S. Bento
Estação S. Bento