Compre um livro da nossa coleção e receba gratuitamente um ticket-voucher para nos visitar!
TICKET-VOUCHER GIFTS LIVRARIA LELLO
apostar na cultura

Apostar na Cultura


Com gosto, assumimos o papel de embaixadores da cultura na cidade do Porto, promovendo uma programação culturalmente relevante. Queremos também, através dos livros e das suas histórias, contribuir ativamente para o resgate patrimonial das instituições culturais.

 

Programação cultural relevante

Apostamos numa forte programação cultural que, partindo Livro, chega a todos as formas de arte. Entre 2015 e 2020, realizámos um total de 125 eventos, com mais de 500 intervenientes culturais. Promovemos um evento mensal de destaque a um autor – o nosso Autor do mês –, realizamos apresentações de livros, debates, concertos falados, leituras encenadas, entre muitos outros eventos culturais. 

Pela Livraria Lello já passaram nomes como Pedro Mexia, Adriana Calcanhotto, Suzy Menkes, Mafalda Veiga, Valter Hugo Mãe, Nikias Skapinakis, Álvaro Siza Vieira, António Vitorino de Almeida, Richard Zimler, Mário Cláudio, José Rentes de Carvalho, João Tordo, Miguel Araújo, Kátia Guerreiro, Enrico Baleri, Pedro Abrunhosa, Joan Punyet Miró, Gonçalo M. Tavares, Marisa Liz e António Lobo Antunes. 

Com as contingências de uma pandemia global, em 2020/2021, passámos a nossa programação para o formato online e ampliámos geograficamente o alcance dos nossos eventos. 

Instalações artísticas

Fomentando uma ligação íntima entre a literatura e a arte, acolhemos instalações artísticas, quer nas nossas montras, quer noutros espaços de destaque da Livraria Lello. Em 2021, assinalámos o nosso aniversário com uma das iniciativas mais impactantes neste âmbito: a nossa icónica escadaria foi pintada de amarelo e cinzento, as cores do ano eleitas pela Pantone. Fizemo-lo num grito de alerta para a importância do Livro, num momento em que se sucedem encerramentos de Livrarias históricas, que é também um clamor de esperança num futuro de regresso à normalidade, anunciado pela chegada da vacina contra a COVID-19, a pandemia que tanto afetou o setor cultural. Uma intervenção artística com assinatura do conceituado designer Eduardo Aires e que contou com a Pantone como parceiro oficial. 

Ao serviço da Cultura do Porto

Em 2019, comprámos em hasta pública o Teatro Sá da Bandeira, a mais antiga casa de espetáculos da cidade do Porto com mais de 150 anos de história, por 3.5 milhões de euros. Fizemo-lo porque vimos um dever onde todos os outros viram um encargo: o de respeitar a “alma” de teatro e continuar a dedicar aquele monumento à cultura. A Livraria Lello e o Teatro Sá da Bandeira são, atualmente, dois monumentos centenários ligados pelo serviço à Cultura do Porto